BOPE - Batalhão de Operações Especiais. Criado em 19/01/1978.
Atuação em Favelas:
A técnica de atuar em favelas foi desenvolvida no Brasil pelo BOPE. Foi criada tal técnica para atuar em ruas estreitas de favelas e morros. Um simples policial militar não teria toda a técnica e treinamento para invadir uma favela. Treinamento é essencial para ingressar no BOPE, o candidato deve ser policial militar há pelo menos 2 anos, o candidato deve apresentar um ótimo condicionamento físico. Se aprovado na prova física, terá, obrigatoriamente passar por mais duas modalidades, como:
Curso de Operações Especiais (COEsp), visando preparar o policial para intervenções em áreas de conflito e ao resgate de reféns e curso de Ações Táticas (CAT).Caveirão:
Caveirão é um veículo blindado utilizado pelo BOPE. O carro blindado principalmente em conflitos com o marco-tráfico. O blindado é a maneira mais segura de os policiais entrarem em favelas. Estatísticas feitas mostram que o uso do carro blindado diminuiriam o número de policiais mortos no Rio de Janeiro.
As quatro portas são travadas por dentro e não abrem por fora.
No Brasil o BOPE atua em mais estados e não só no Rio de Janeiro como muitos pensam. Os estados que desfrutam da participação do BOPE, são:
Distrito Federal, Mato Grosso, Acre, Piauí, Paraná, Alagoas, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte.
A segurança do Brasil precisa de soldados competente, com ótimo condicionamento físico, disponibilidade, comprometimento com a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário